quarta-feira, 15 de agosto de 2012



Continuando nosso projeto de entrevistas, temos hoje no blog, as palavras de um renomado comentarista brasileiro.

Estamos falando de Leonardo Bertozzi, mineiro de 31 anos, que a algum tempo reside na cidade de São Paulo.

Além de seu conhecido trabalho como comentarista dos canais Espn, nosso entrevistado também é editor do site Trivela.com.

Embora não torça pra nenhum clube inglês em especial, o jornalista têm como ídolos dentro do futebol inglês alguns jogadores extremamente identificados com seus clubes, tais como Frank Lampard, Paul Scholes, Ryan Giggs e Steven Gerrard

Em entrevista ao blog, realizada no final da temporada passada, Bertozzi nos mostrou sua visão jornalística sobre o futebol inglês, com a autoridade de quem acompanha futebol da terra da rainha desde sempre, e  com mais afinco, desde que começou a transmitir pela equipe dos canais Espn.

Rivalidade Britânica: De uma forma geral, como você vê o Futebol Inglês nos dias de hoje?

Leonardo Bertozzi: É a liga mais rica e interessante do mundo. Em geral, é que apresenta os jogos mais emocionantes. Ainda não é, no entanto, uma liga tão saudável quanto a alemã. É necessário que os clubes caminhem para se tornarem sustentáveis e não dependam de donos bilionários.

RB: Quem você acha que tem chances reais de conquistar a Premier League?

Bertozzi: Manchester United e Manchester City.

RB: Na sua opinião, quem é o melhor jogador em atividade no futebol inglês? E o melhor treinador?

Bertozzi: Robin van Persie, que carrega o Arsenal nas costas. Sir Alex Ferguson, por tudo o que representa. Não apenas o maior da atualidade, mas o maior da história do futebol inglês.

RB: Atualmente, qual time possui o melhor elenco da Inglaterra?

Bertozzi: O Manchester City. Com a facilidade financeira que tem para contratar, tem mais de uma ótima opção para a maioria das posições.

RB: Para você, qual é o maior clube inglês de todos os tempos?

Bertozzi: O Manchester United, que hoje é um colosso esportivo e de marketing, além de ter se tornado o maior campeão inglês da história.

RB: O que faltou para o Manchester United conquistar a UEFA Champions League na temporada 2010/2011?

Bertozzi: Difícil dizer que faltou alguma coisa. Quando você decide um título contra o Barcelona, está sujeito a perder daquela maneira.

RB: Você acha que o Chelsea pode conquistar a Champions League nesta temporada? E os rivais de Manchester, têm chances de levar a Liga Europa para a terra da rainha?

Bertozzi: A situação do Chelsea é complicada, mesmo que faça o improvável e passe pelo Napoli. Para os rivais de Manchester, a Liga Europa não parece prioridade.

RB: Na atual temporada inglesa, quem são seus favoritos ao título da Premier League? E para as vagas europeias?

Bertozzi: Manchester United e Manchester City. As outras duas vagas na Champions devem ficar entre Tottenham, Arsenal e Chelsea.

RB: Como você vê a ascensão de Manchester City e Tottenham nas ultimas temporadas? E a queda de Arsenal e Liverpool?

Bertozzi: A ascensão do Manchester City é fruto de um altíssimo investimento, era praticamente obrigação montar um time competitivo. O Tottenham se beneficiou de um ótimo trabalho de Harry Redknapp e um elenco bem montado. Sobre a queda do Arsenal, o clube passou a apostar demais no rótulo de "time do futuro", enquanto o presente nunca chega. No Liverpool, talvez a conquista da Champions com Rafa Benítez - com um elenco longe de ser espetacular - tenha sido um "ponto fora da curva".

RB: Qual a sua opinião sobre a polêmica que envolveu Carlitos Tevez e o Manchester City?

Bertozzi: Não dá para culpar o City ou Mancini em uma polêmica criada pelo jogador, que faz questão de se mostrar insatisfeito e desrespeitar a hierarquia. Mas ele ainda pode ser útil ao time, pelo menos nesta temporada.

RB: Assim como o Brasil, A Inglaterra é um país de muitas rivalidades entre os clubes locais. Na sua opinião, qual o maior clássico inglês da atualidade?

Bertozzi: O maior clássico em absoluto sempre será Manchester United x Liverpool, mas atualmente é óbvio que a rivalidade entre os times de Manchester está mais acirrada.

RB: Para a carreira de Robin Van Persie de um modo geral, qual seria a decisão ideal o atacante holandês? Sair ou continuar nos gunners?

Bertozzi: É difícil dizer. O Arsenal deveria ser capaz de mostrar ambições para que Van Persie se convencesse a renovar o contrato. Já não conseguiu fazê-lo com Fàbregas e Nasri. Talvez não vejamos o holandês nos Gunners para a próxima temporada.

RB: Dos jogadores em atividade no Brasil, qual você traria para a Premier League?

Bertozzi: Eu levaria o Neymar, claro.

RB: O que se pode esperar das seleções masculina e feminina  de futebol que irão representar a Grã-Bretanha nos jogos olímpicos? O sonho de formar uma “seleção britânica” no masculino é possível?

Bertozzi: Apesar de todas as polêmicas, dá para montar uma seleção britânica forte para disputar os Jogos Olímpicos. Mas é preciso que os critérios de seleção sejam esportivos - ou seja, nada de pensar em convocar Beckham.

RB:  Após a tumultuada saída de Fábio Capello do comando da seleção inglesa, o que se pode esperar do English Team na Euro 2012?

Bertozzi: Por enquanto, nem sabemos quem será o técnico. Fica difícil esperar algo. Naturalmente, a saída de Capello às vésperas da competição já fica como desculpa pronta para um eventual fracasso.

RB: Você acha que jovens revelações como Briggs (Fulham), Chamberlain (Arsenal), Cleverley, Welbeck (ambos do Man Utd) e Sturridge(Chelsea). podem ser o futuro da seleção inglesa?

Bertozzi: Em alguns casos, como no de Chamberlain, talvez seja prematuro. É necessário entender que a seleção inglesa carrega muitas pressões e normalmente desaponta as expectativas. Foi péssimo para Walcott, por exemplo, ter sido convocado para a Copa de 2006, com nenhuma experiência.

RB: E alguns veteranos como Berbatov, Owen, Giggs e Scholes, ainda têm espaço na Premier League Moderna?

Bertozzi: O talento sempre encontra espaço. Giggs marcou um gol decisivo no seu jogo 900. Quanto a Owen, o problema sempre foi físico, não técnico.

RB: O que clubes emergentes como Fulham, Stoke City e Sunderland ainda podem “aprontar” na atual temporada inglesa?

Bertozzi: Com o crescimento do grupo de elite, as ascensões de Manchester City e Tottenham, o grupo intermediário tem mais dificuldade para sonhar com uma vaga europeia. As copas, entretanto, são ótima oportunidade. Aconteceu com o Stoke na temporada passada, finalista da FA Cup e classificado por ela para a Europa League.

RB: Como você se interessou pelo jornalismo? O que você diria a jovens que sonham em serem jornalistas?

Bertozzi: Sempre tive interesse por esportes e jornalismo esportivo. Foi minha primeira e única opção de carreira, desde criança. Àqueles que sonham com a profissão, recomendo que estudem muito, estejam sempre bem informados e persistam em seus sonhos.

RB: Deixe um recado aos fãs do futebol inglês.

Bertozzi: Um grande abraço a todos e muito obrigado pelo interesse na entrevista.

Entrevista realizada e editada por: Marcelo Vinicius e Domingos Sávio

Mais informações sobre o blog no Twitter @RivalBritanica

0 comentários:

Postar um comentário