quarta-feira, 23 de maio de 2012

Salve salve galera do Rivalidade Britânica, após o título histórico do Chelsea no último final de semana. Vamos fazer um breve estudo de como ficará a próxima Uefa Champions League da temporada 2012/2013.

Os ingleses além do Chelsea, terão como representantes Manchester City, Manchester United e Arsenal. Devido ao titulo dos blues, o Tottenham mesmo ficando na quarta posição da liga acabou perdendo a vaga e vai disputar apenas a Uefa Europa League da temporada que vem, de acordo com o regulamento da UEFA.

Vamos agora dar início ao estudo, parece ser um pouco complicado, mas tentaremos explicar tudo da forma mais simples possível.



Resumo sobre a Distribuição das vagas

Clique para ampliar e ver o Ranking de países da UEFA
Como todos sabemos a distribuição de vagas entre os países para as competições europeias é feita de acordo com a posição do país no ranking de clubes da UEFA. Com o título do Chelsea, a Inglaterra assumiu a liderança deste ranking ultrapassando a Espanha, tendo a Alemanha em terceiro. Com isso, esses três países ganham o direito de ter 4 representantes (3 na fase de grupos e 1 na repescagem) no torneio mais importante da Europa.

Itália, França e Portugal aparecem a seguir e recebem 3 vagas (2 na fase de grupos e 1 na repescagem). Logo após surgem Russia, Ucrânia, Holanda, Turquia, Grécia, Dinamarca, Bélgica, Romênia e Escócia, todos estes tem o direito de 2 representantes (1 na fase de grupos e 1 na repescagem, sendo que Bélgica, Romênia e Escócia tem seus 2 representantes na repescagem e nenhum garantido na fase de grupos). Os demais países filiados da UEFA ganham 1 vaga.

Além disso, dependendo da posição do país no ranking, seus representantes podem entrar logo na primeira rodada de qualificação ou apenas na quarta e última.


Fase de Grupos x Fase qualificatória 

22 equipes entram diretamente na fase de grupos! O atual campeão, 3 equipes da Inglaterra, Espanha e Alemanha. 2 da Itália França e Portugal, além de 1 representante da Rússia, Ucrânia, Holanda Turquia, Grécia e Dinamarca.

OBS: Caso o atual campeão não consiga ficar entre os melhores colocados de sua liga, este, fica com a vaga do último dos classificados em sua Liga. No caso da Inglaterra, o Chelsea terminou em sexto lugar e tomou a vaga do último classificado, o Tottenham.

Para completar as 32 equipes da fase de grupos, restam 10, e essas dez equipes vem das Fases Qualificatórias. As fases qualificatórias são repescagens em mata-mata entre os representantes dos países com menor coeficiente no ranking da UEFA e estas fases são divididas em 2 chaves. Uma chave dos campeões e outra chave dos não-campeões.


Chave dos campeões e não-campeões, o que é isso?

Histórico! (para os cipriotas): APOEL x Real Madrid,
pelas quartas de final da Champions League 2011/2012
Buscando aumentar o número de campeões de fato no torneio, além de disseminar o futebol para os países mais periféricos, levar as grandes equipes do futebol europeu para os centros mais afastados (leia-se, ganhar votos, risos), o presidente da UEFA , Michel Platini resolveu alterar os critérios de chaveamento.

Anteriormente, as dez vagas destinadas à repescagem eram disputadas por todos os campeões dos países pequenos juntamente com os terceiros, quartos, das grandes ligas. Pois bem, como sabemos dificilmente um campeão da Hungria, conseguiria eliminar o quarto colocado da Premier League por exemplo. Platini viu isso e resolveu "revolucionar"!

As dez vagas serão divididas em 5 para as equipes "não-campeãs", classificadas em segundo, terceiro e quarto lugar das ligas maiores e 5 equipes para os campeões de fato das ligas menores. É por isso que temos visto nas últimas ligas , times "exóticos" como o Debreceni-HUN, Apoel do Chipre, etc.


Chave dos não-campeões

Twente x Benfica: Repescagem
da última Champions League
Começaremos pela chave dos não-campeões. Essa chave reúne apenas 14 equipes que disputarão 5 preciosas vagas na fase de grupos da competição. Essas 14 equipes são aquelas que terminaram em segundo, terceiro ou quarto lugar das ligas melhores posicionadas no ranking da UEFA, mas que não tem direito de entrar diretamente na fase de grupos de acordo com a distribuição de vagas, conforme visto anterioremente.

A disputa começa apenas na terceira eliminatória, com 8 equipes, os vice-campeões da Grécia, Ucrânia, Holanda, Turquia, Dinamarca, Bélgica, Romênia e Escócia.

Eles se dividem em 4 emparceiramentos, jogando em partidas ida e volta, quem perder, está fora e disputará a Uefa Europa League. Já os 4 classificados passam para o play-off decisivo, se unindo a mais 6 equipes! 

Essas seis equipes são os quartos colocados da Espanha, Alemanha, mais os terceiros colocados de Itália, França e Portugal, além do vice-campeão russo.

No play-off final (ou quarta eliminatória), teremos 10 equipes, as 4 classificadas da eliminatória anterior, mais as seis já pré-classificadas citadas acima. Eles se dividem em 5 emparceiramentos, jogos de ida e volta, e os vencedores se classificam para a fase de grupos da Uefa Champions League, já os derrotados vão para a Uefa Europa League.


Chave dos campeões

Dinamo Zagreb comemorando a volta
à  fase de grupos da Champions League
depois de 12 anos de ausência
Essa chave dos Campeões é bem maior, onde 40 campeões dos países com menor coeficiente no ranking da Uefa. E essas equipes jogam 4 eliminatórias, onde os países últimos colocados no ranking começam lá na longínqua na primeira eliminatória, até a quarta e decisiva eliminatória onde restarão apenas 10 para brigar por 5 vaguinhas na fase de grupos da Uefa Champions League. Veja como ficam as eliminatórias:

Na primeira eliminatória = 6 equipes - Campeões de Malta, Ilhas Faroe, Irlanda do Norte, Luxemburgo, San Marino e Andorra.

Na segunda eliminatória = 34 equipes - os 3 classificados da primeira eliminatória + os Campeões de Suíça, Israel, República Tcheca, Áustria, Chipre, Bulgária, Croácia, Bielo-Rússia, Polônia, Eslováquia, Noruega, Sérvia, Suécia, Bósnia, Finlândia, Irlanda, Hungria, Moldávia, Lituania, Letônia, Geórgia, Azerbaijão, Eslovênia, Macedônia, Islândia, Cazaquistão, Montenegro, Albânia, Estônia, País de Gales e Armenia. (uffa!)

Na terceira eliminatória = 20 equipes - os 17 classificados da eliminatória anterior + os campeões de Bélgica, Romênia e Escócia.

Na quarta e última eliminatória = restam 10 equipes, as dez sobreviventes de todo esse mata-mata, fazem 5 emparceiramentos, e as 5 vencedoras (ou heroínas, risos) chegam ao sonho de disputar a fase de grupos da Uefa Champions League.


Para não ficar muito extenso, você conferirá quem é quem na próxima Champions League, na parte 2 dessa projeção que virá a seguir, onde "daremos nome aos bois".

0 comentários:

Postar um comentário