segunda-feira, 23 de julho de 2012


Fundado por volta do ano de 1863 o Stoke City, ou "The Potters" (depois da "pottery industry" na cidade) é uma das equipes mais antigas do mundo. O Stoke City tem como estádio o Britannia Stadium que comporta cerca de 29.000 pessoas.

Britannia Stadium.
Em 1868. O duelo foi contra o EW May XV, no Victoria Cricket Club, local que abrigou os jogos durante sete anos, até ser substituído pelo Sweetings Field. Por volta do ano de 1878 o time teve que abandonar o antigo estádio e mudar-se para uma nova casa, o período também marca a consolidação das cores oficiais do clube (vermelho e branco).

No ano de 1888 o clube e mais 11 agremiadores ajudaram a fundar a Football League, competição que o clube não teve tanto sucesso terminando as duas primeiras edições da competição na última colocação.


Stanley, um dos maiores ídolos da história do Stoke City voava nos anos trinta e suas contínuas convocações para a seleção inglesa o ajudaram a melhorar seu futebol e na temporada 32/33 o jogador ajuda o clube a conquistar sua primeira Football League e obter o recorde de público contra o Arsenal em 1937  (51.723 expectadores).

Uma enorme queda após a aposentadoria de alguns jogadores foi um triste fato na história do segundo clube mais antigo do mundo, só no ano de 1971/72 o clube volta a conquistar um título de expressão, foi a Copa da Liga Inglesa contra o favorito Chelsea no Wembley.


O clube alterava muitos altos e baixos nas décadas seguintes sendo a principal razão do fracasso do time nas campanhas seguintes no campeonato nacional, só no ano de 2011 o clube voltou a viver um grande momento quando foi vice campeão da Copa da Inglaterra para o Manchester City.


0 comentários:

Postar um comentário