![]() |
| Foto: Daniel Leite / iG |
Senhoras e Senhores é com muito orgulho que estamos aqui neste dia da criança para apresentar o primeiro entrevistado do Rivalidade Britânica.
O nosso primeiro entrevistado é o jovem Daniel Leite, paulista de 21 anos, que reside em Minas Gerais há nove temporadas, é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa e no começo do ano assumiu a coluna de futebol inglês do portal iG, agora conhecida pelo nome de God Save The Ball.
Em um bate-papo agradável com a nossa equipe, Daniel revela acompanhar o futebol inglês desde os tempos em que Shearer, Owen e Hasselbaink eram os principais artilheiros da Premier League. O jovem jornalista é torcedor do Liverpool e tem como seus principais ídolos Steven Gerrard, Kenny Dalglish e Ryan Giggs.
Antes de assumir a coluna de futebol inglês do iG, nosso entrevistado teve a experiência de coordenar durante seu período acadêmico, um belo blog sobre futebol inglês chamado Ortodoxo e Moderno, além de trabalhar como repórter e comentarista na rádio da UFV.
Rivalidade Britânica: De uma forma geral, como você vê o Futebol Inglês nos dias de hoje?
Daniel Leite: Também em virtude das facilidades econômicas, os clubes atraem jogadores de primeira classe, vão bem nas competições europeias e fazem um campeonato que todo mundo quer ver. Positivamente, portanto.
.
Rivalidade Britânica: Quem você acha que tem chances reais de conquistar a Premier League?
Daniel Leite: Manchester United, Chelsea e Manchester City.
.
Rivalidade Britânica: Em sua opinião, quem é o melhor jogador em atividade no futebol inglês?
Daniel Leite: Na temporada, por enquanto, David Silva.
.
Rivalidade Britânica: Para você, qual é o maior clube inglês de todos os tempos?
Daniel Leite: Por suas salas de troféus, Liverpool e Manchester United são equivalentes. Mas a grandeza de um clube envolve vários outros fatores. Não há uma resposta certa a essa pergunta.
.
Rivalidade Britânica: O que faltou para o Manchester United conquistar a Champions League na temporada passada?
Daniel Leite: Faltou um adversário menos espetacular. De qualquer forma, o United melhorou em relação à temporada passada. O time é mais leve e tem em Phil Jones uma possível resposta a Messi.
.
Rivalidade Britânica: Você acha que algum inglês pode conquistar a Champions League nesta temporada? E a Liga Europa?
Daniel Leite: Poder, até pode. Acredito mais em Chelsea e United na Champions League. Na Liga Europa, se o Tottenham levá-la a sério a partir de fevereiro terá boas chances.
.
Rivalidade Britânica: Na atual temporada inglesa, quem são seus favoritos ao título da Premier League? E para as vagas europeias?
Daniel Leite: United, Chelsea e City brigam pelo título. Liverpool e Tottenham, por vaga na Champions. Não vejo o Arsenal indo além da sexta posição e, portanto, da Liga Europa.
.
Rivalidade Britânica: Como você vê a ascensão de Manchester City e Tottenham nas ultimas temporadas? E a queda de Arsenal e Liverpool?
Daniel Leite: Tottenham e Manchester City quebraram a noção de Big Four, que criava uma espécie de zona de conforto para esses quatro times. O problema do Arsenal é a insatisfação de peças-chave, que muitas vezes não pode ser prevista. O modelo de administração em si é bom. Depois de duas temporadas difíceis, o Liverpool tem bola e investimento para retornar à Champions.
.
Rivalidade Britânica: Qual a sua opinião sobre a polêmica envolvendo Carlitos Tevez e o Manchester City?
Daniel Leite: Mostra, mais uma vez, o contraste entre o Tevez jogador e o Tevez cidadão, profissional. O Manchester City não precisa mais engolir esse sapo.
.
Rivalidade Britânica: Qual jogador brasileiro você traria para a Premier League?
Daniel Leite: Do futebol local, Leandro Damião. Da Europa, Hernanes.
.
Rivalidade Britânica: Qual goleiro tem mais potencial: De Gea, Joe Hart ou Szczesny?
Daniel Leite: Quando tratamos de potencial, é difícil comparar Hart aos outros dois. É de outra geração, já tem 24 anos. Entre De Gea e Szczesny, prefiro o espanhol.
.
Rivalidade Britânica: Você acha que jovens revelações como Briggs (Fulham), Chamberlain (Arsenal), Cleverley e Welbeck (Man Utd) podem ser o futuro da seleção inglesa?
Daniel Leite: Podem. Aliás, precisam ser.
.
Rivalidade Britânica: E alguns veteranos como Berbatov, Owen e Giggs, ainda têm espaço na Premier League Moderna?
Daniel Leite: Sim.
.
Rivalidade Britânica: O que você achou do ”pacotão de reforços” do Arsenal após os 8 a 2 de Old Trafford? Arteta e Benayoun podem substituir Fabregas e Nasri à altura?
Daniel Leite: Se suportar a temporada sem lesões, Arteta é um bom paliativo para uma ou duas temporadas. Benayoun era dispensável. O melhor substituto para quem foi embora, inclusive com potencial para ser uma estrela no futuro, já estava lá: Aaron Ramsey.
.
Rivalidade Britânica: O que clubes emergentes como Bolton, Fulham e Wolves podem aprontar na .atual temporada inglesa?
Daniel Leite: O Bolton, de maneira até surpreendente, deve lutar contra o rebaixamento por conta dos intermináveis problemas físicos no elenco. Os Wolves podem escapar com certo conforto. O Fulham deve fazer campanha intermediária. É time para, com a assinatura de Martin Jol, dar mais certo na temporada que vem.
.
Rivalidade Britânica: Deixe um recado aos fãs do futebol inglês.
Daniel Leite: Parabéns pelo bom gosto, por acompanharem a melhor das ligas nacionais. Aproveito para convidar todo mundo a acessar a coluna – http://colunistas.ig.com.br/futebolingles. Agradeço o convite para a entrevista.

0 comentários:
Postar um comentário