sábado, 30 de junho de 2012

Stanford Bridge: atual casa do Chelsea


 Dando continuidade a nossos especiais, hoje temos como destaque o atual campeão da Liga dos Campeões. Sim, o Chelsea será a equipe que terá um pouco de sua história abordada. 


 A história dos Blues começa em 1896, quando um grupo de empresários londrinos decidem comprar Stanford Bridge na parte leste da cidade, onde seria realizado os melhores jogos da Inglaterra. Alguns anos depois surge em um Pub perto do estádio surge o Chelsea, que logo na sua primeira partida enfrentou o Stockport Country, que venceu a partida por 2 a 0. Algumas semanas depois veio a primeira vitória, foi diante de um dos seus maiores rivais, um sonoro 4 a 0 em cima do Liverpool.


Primeiro elenco do Chelsea 1905
 A primeira decisão do Chelsea ocorreu na final da Copa da Inglaterra de 1915 diante do Sheffield United, contudo a equipe foi derrotada por 3 a 0 e ao fim da temporada houve o terceiro rebaixamento para a segunda divisão em 6 anos. Mas a equipe não chegou a jogar a segunda divisão após 1915, já que na época teve o inicio da primeira guerra mundial. Após a guerra, a equipe foi convidada para voltar a primeira divisão .
Stanford Bridge na primeira década do século passado


  Na temporada 1919-1920 (a primeira pós guerra) o Chelsea acabou a competição em 3°Lugar e conseguiu uma chegada até as semi-finais da Copa da Inglaterra. O clube conseguiu até a temporada 1923-1924 permanecer na elite do futebol inglês, mas ao final da temporada de 1924 o clube foi outra vez rebaixado para a segunda divisão, onde permaneceu por 5 temporadas.

 Em sua volta a primeira divisão na temporada 1929-1930 a equipe londrina investiu fortemente e trouxe alguns destaques da época no futebol Inglês, eram eles: Hughie Gallacher, Alex Jackson e Alec Cheyne. Gallacher, chegava ao clube com status de ídolo, o mesmo havia sido crucial para o título inglês do NewCastle em 1926-1927, além disso ele e  seu companheiro Alex Jackson eram um dos pilares da seleção escocesa de 1928 (denominada Wembley Wizards - Mágicos de Wembley), que aplicou uma goleada de 5 a 1 na Inglaterra em Wembley. 


Alec Cheyne (esq), Jackson (meio), Gallacher (Dir).



 Esta foi a última grande equipe do Chelsea antes da guerra, que interrompeu por 6 temporadas as atividades profissionais por toda a Europa. Após o final da guerra, foi anunciado que a equipe do Dínamo Moscou faria um tour pela Inglaterra, onde enfrentaria diversas equipes, dentre elas o Chelsea, que teve um empate em 3 a 3. 


 Após dois fracassos diante do Arsenal na F.A Cup a diretoria do clube decidiu tomar medidas drásticas. O Chelsea contratou para o comando Ted Drake, que vinha com um ar de mudança. Em apenas três temporadas a frente da equipe. Conseguiu um surpreendente título inglês, que permitiria ao clube disputar sua primeira Champions League, no entanto por ordem da F.A (Football Association) o clube foi proibido de disputar a competição para priorizar o campeonato nacional. Contudo, a equipe teve alguns fracassos nas temporadas decorrentes, que cuminou em um rebaixamento na temporada 1961-1962, tendo assim o fim da era Ted Drake, considerada por muitos a melhor do século XX à frente do Chelsea. 


Elenco do Chelsea campeão da First Division 1954-1955.

 Com o final da era Drake, o Chelsea tinha à sua frente o temido Leeds United, que aplicou a maior goleada já sofrida pelos Blues em toda sua história, um 7 a 0. Com isso, foi anunciado o novo comandante da equipe, Dave Sexton foi responsável pelo renascimento da equipe, que logo em sua primeira temporada conseguiu ficar em terceiro lugar no campeonato inglês. Além disso, a equipe também conquistou a F.A Cup diante do algoz Leeds United, após um empate em 1 a 1 na primeira partida, a equipe reverteu o placar em Wembley e conquistou a primeira F.A Cup de sua história.

 Com a conquista da F.A Cup, o Chelsea iria disputar a Recopa Europeia. Após vitórias sobre: Aris Salônica, CSKA Sofia, Club Brugge e Manchester City, o elenco de Drake conquistou o direito de disputar a final diante do temido Real Madrid. Com um empate em 1 a 1 e uma vitória por 2 a 1 o Chelsea conseguiu assim seu primeiro título Europeu. No entanto, o título não trouxe bons frutos para a equipe, pois com o dinheiro recebido pela conquista, a equipe resolveu investir na construção da arquibancada leste de Stanford Bridge, que causou muitos prejuízos ao clube, que outra vez foi rebaixado a segunda divisão.

Os anos 80 marcaram o reinicio para o Chelsea, que voltou a primeira divisão em 1984,  após tal fato, a equipe conseguiu um modesto sexto lugar, no entanto em 1987 a equipe foi de novo rebaixada. Permaneceu na segunda divisão por 2 temporadas, na temporada 1989-1990 a equipe volta a primeira divisão.

 Em 1992 após anos brigando pelo controle do clube Ken Bates consegue o comando total da equipe. Em 1995, Bates contrata dois jogadores que eram considerados um dos melhores da Europa, Ruud Gullit e Mark Hughes chegam para engrandecer o elenco, que também contava com o romeno Dan Petrescu.

 Em 1996 Gullit é anunciado com jogador-treinador da equipe, sendo cobrado pela torcida, Ken Bates investe no elenco e trás para a equipe Roberto Di Matteo e Gianfranco Zola, que já contava com outras estrelas, assim a equipe do Chelsea passou a jogar bonito, tanto que foi apelidada como Football Sexy.

 Ainda em 1996-1997 Gullit leva o Chelsea a um título da Copa da Inglaterra, encerrando assim o tabu que já durava 26 anos. Em Fevereiro de 1998 a torcida é pega de surpresa com a demissão repentina de Gullit, que enfrentava problemas para a sua renovação, muito embora ele deixasse a equipe em segundo lugar na recém fundada Premier League, sua demissão foi sim confirmada.

Rudd Gullit campeão da F.A Cup de 1997
 Já em 2000 Claudio Ranieri assumiu a equipe, que contava com  o islandês Gudjohnsen, além disso Bates exigiu que fosse dada oportunidades a jovens talentos da base, como: Frank Lampard, John Terry, William Galas, Sol Grokjaer e outros. Em 2001-2002 a equipe de Ranieri chegou a final da F.A Cup, mas foi derrotada pelo Arsenal. Em 2002-2003 após acabar a temporada na quarta posição, a equipe volta a Liga dos Campeões.

 No verão de 2003, Ken Bates enfrentava dividas. Então, ele vende o clube para um desconhecido milionário russo, Roman Abrahmovic se torna o dono do clube, gastou mais de 100 milhões de libras para reforçar o elenco, que conquistou um vice-campeonato na Premier League e chegou a semi-finais da Liga dos Campeões, esse talvez tenha sido o primeiro fracasso da era Abrahmovic. 

 Em 2004, chega ao clube José Mourinho, que já exige contratações, chegam ao clube vários jogadores, dentre eles: Didier Drogba e Petr Cech, na primeira temporada de Mourinho a equipe conquista o título inglês e chega até a semi-final da Liga dos Campões, quando é eliminado pelo Liverpool, após um gol muito polémico de Luis Garcia.

 Com o tempo Mourinho acumulou fracassos em Liga dos Campeões, assim ao termino da temporada 2007-2008 Mourinho é dispensado pelo Chelsea, em seu lugar chega Avram Grant, que levou a equipe a sua primeira final de Liga dos Campões, a final aconteceu em Moscou, no entanto não foi naquele ano, que a equipe conquistou o titulo histórico, sendo assim Avram foi demitido ao fim da temporada.

Nicolas Anelka leva as mãos a cabeça, após perder pênalti na final
da Champions League em 2008. Na ocasião Chelsea saiu derrotado
para um de seus maiores rivais o Manchester United.

 Em 2008-2009 o técnico brasileiro Luis Felipe Scolari foi anunciado como técnico da equipe, no entanto Felipão não teve a tradicional Família Scolari, pelo contrário, ele só cultivou inimizades no clube e uma "panelinha" foi montada para que ele saísse da equipe, sua saída foi confirmada e em seu lugar foi anunciado Carlo Ancelloti, que denovo fracassou na Liga dos Campeões, mas conseguiu um Double (Premier League e Copa da Inglaterra), no entanto  isso não foi suficiente e ele saiu da equipe ao final da temporada 2010-2011.

 Para seu lugar foi anunciado o novo Mourinho, André Villas Boas chegou ao clube com a aprovação de todos, mas outra vez os pilares da equipe formaram uma panelinha e fizeram Villas Boas cair.

Em janeiro de 2012, Roberto Di Matteo assume o Chelsea, que tinha o Napoli pela frente na Liga dos Campeões, Di Matteo passa pelo Napoli, consegue outras vitórias, inclusive contra o poderoso Barcelona, onde tivemos o fim da Era Guardiolla.  Com isso o Chelsea chega a final da Liga dos Campeões, onde enfrentaria o poderoso Bayer de Munique na Alianz Arena (Casa dos Bávaros).

Didier Drogba bate pênalti que leva o Chelsea ao título da
Liga dos Campeões e consagra a era Abrahmovic.
 Apesar de todas as dificuldades, com a suspensão de Ramires, Raul Meireles e outros. O Chelsea saí atrás do Bayer, então entra em cena Didier Drogba, ele decide a final e pela primeira vez o Chelsea se torna campeão da Liga dos Campeões, se firmando assim como uma das maiores forças do futebol europeu.

1 comentários: